Já falamos bastante por aqui sobre a importância do marketing digital. Hoje em dia, independente de ter um negócio físico ou digital, investir em marketing digital pode trazer retornos muito maiores e mais otimizados do que os do marketing tradicional. E quando falamos em abrir um negócio online, os benefícios e as vantagens do marketing digital que já conhecemos se tornam ainda maiores e mais bem aproveitados.
Por isso, no post de hoje vamos conversar sobre por que abrir um negócio digital é uma ideia inteligente. Confira:
O potencial do comércio online
Se antes da pandemia de Covid-19 os comércios digitais já estavam em alta, com ela eles se tornaram ainda mais procurados. A pandemia não só aumentou a frequência com que as pessoas compram pela internet, como de certa forma obrigou boa parte das pessoas que antes não compravam, a experimentem esse hábito.
E isso ajuda a moldar novos hábitos de consumo. Depois de experimentar fazer uma compra online, é bem provável que a pessoa goste daquela experiência e decida repeti-la.
Público-alvo direcionado
O ambiente digital permite, através das estratégias e ferramentas de marketing digital, que você crie personalizações, direcionando as suas campanhas para um público-alvo pré-selecionado e muito mais propenso a comprar seu produto, serviço ou ideia.
Além disso, como a internet é infinita, você consegue alcançar um volume de pessoas e clientes infinitamente maior do que o volume que alcançaria com um espaço físico. Mais pessoas, mais oportunidades de negócios, mais possibilidades de direcionamento de campanhas. Tudo isso resulta em mais vendas e economia de recursos.
Investimento inicial baixo
Se você não tem um montante muito alto de dinheiro para investir no seu negócio próprio, escolher o negócio online é uma excelente opção. O investimento inicial para abrir um negócio próprio online com certeza será menor do que o que seria necessário para abrir uma loja física.
É claro que isso varia de segmento para segmento, dependendo muito do tipo de produto ou serviço vendido. No entanto, não é preciso ir muito a fundo para entender a conta: só a economia com o espaço físico, contratação de funcionários para atender na loja física, internet, limpeza, entre outros gastos, já torna essa opção mais interessante.
Você pode, inclusive, começar com um negócio online primeiro e expandir para a criação de uma loja física no futuro, quando a empresa já estiver mais bem estruturada.
Flexibilidade e qualidade de vida
Trabalhar no seu próprio negócio de forma online traz uma qualidade de vida que qualquer pessoa pelo menos uma vez na vida já sonhou em ter. Ter o seu próprio cantinho de trabalho, pausar o dia de serviço para fazer uma compra de mercado, se necessário, criar uma agenda personalizada e com tempo para as tarefas pessoais. Tudo isso se torna definitivamente mais fácil quando você tem o seu negócio online.
Os benefícios de flexibilidade e qualidade de vida também vão variar de acordo com o nicho em que seu negócio estiver inserido (quem trabalha com delivery de comida precisa se programar para atender o cliente em questão de minutos, o que já não é tão necessário se o segmento for cosméticos ou roupas, por exemplo). Mas uma coisa é certa: em diferentes graus, o negócio online permite muito mais flexibilidade.
Se você fosse abrir um negócio online, qual nicho você escolheria? Conte nos comentários!