O que é Marketing Digital?

Nos dias de hoje, com um mundo completamente conectado, é necessário se adaptar à evolução tecnológica e aos novos cenários que ela traz para o mercado. Se antes o marketing era feito de maneira totalmente offline e invasiva, com folhetos, anúncios em jornais de maneira indiscriminada, banners e propagandas em rádio e TV, hoje, o marketing tomou um formato novo e essencial para qualquer negócio que planeje perdurar nos tempos atuais: o digital. E claro que é digital. Quando temos filmes online, sites de música online como o registar-br.com online, por que não teríamos marketing online?

Mas afinal, o que é marketing digital? Quais os critérios mais importantes desse formato? Veja tudo a seguir!

O que é marketing digital

Basicamente, marketing digital é um conjunto de estratégias e ferramentas usadas para atrair, nutrir, converter e fidelizar um cliente no ambiente online. O objetivo do marketing digital, no fim das contas, é sempre vender algo: seja um produto, serviço ou mesmo uma ideia. 

Desde meados dos anos 90, quando a internet se começou a crescer e se tornar difundida, o comportamento de consumo do ser humano também, e vem mudando cada vez mais até hoje, se tornando cada vez mais online, Atualmente, boa parte do que fazemos — compras, trabalho, pesquisas — nós fazemos online, não é mesmo? É justamente por essa presença online ter aumentado tanto nos últimos anos que o marketing digital chegou para ficar e é tão essencial nos dias de hoje.

Quais as principais estratégias de marketing digital?

A seguir, veja algumas das principais estratégias usadas no marketing digital:

Inbound Marketing

O inbound marketing pode ser entendido como marketing de atração. O seu objetivo é atrair um público que seja, em algum nível, interessado no seu negócio — desde pessoas em estágio mais “frio”, chamadas marketing digital como “topo de funil”, até as pessoas que estão bem próximas de comprar o seu produto ou serviço, conhecidas também como “fundo de funil”.

Investir recursos em um público-alvo que seja um potencial cliente é muito mais inteligente do que gastar recursos com pessoas que podem nunca se tornar seus clientes, não é? E como fazer para atrair essas pessoas? É aí que entram outras duas importantes estratégias, que devem estar sempre alinhadas ao Inbound Marketing.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias que vão permitir que o Inbound Marketing seja bem-sucedido. Ele consiste em criar diferentes tipos de conteúdo (ebooks, blogposts, infográficos, vídeos etc) para atrair o público-alvo, sem vender nenhum produto de maneira explícita.

O foco aqui está na construção de uma relação entre a marca e a persona, para que ela passe pelos vários estágios do funil de marketing e vendas até se tornar um cliente.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é a tradução em inglês para Otimização para Motores de Busca. Basicamente, esse conceito se refere às várias formas de otimizar um conteúdo para torná-lo facilmente descoberto no meio online por pessoas que estão verdadeiramente interessadas naquele assunto.

De nada adianta criar um anúncio super bonito e bem construído, que atinja milhares ou milhões de pessoas, se esse público atingido não tiver interesse pelo assunto do anúncio, concorda? Isso representaria dinheiro jogado no lixo.

Por isso, quando criamos conteúdo online, trabalhamos os critérios de SEO para fazer com que esses conteúdos cheguem até quem eles realmente precisam chegar! 

Os critérios de otimização funcionam de acordo com o algoritmo dos motores de busca, e esses algoritmos estão mudando constantemente, por isso é essencial se manter atualizado sobre eles sempre que for criar um conteúdo para a web. Alguns critérios básicos que é importante conhecer:

1. Palavras-chave

São elas que, junto de outros critérios, vão trazer o seu conteúdo como resultado quando alguém estiver buscando por ele.

Se você vende cafés online, por exemplo, seus conteúdos precisam conter várias variações relacionadas a café, desde as mais abrangentes, até as mais específicas, para atrair pessoas interessadas neste tipo de conteúdo.

2. Escaneabildade

Quando abrimos um conteúdo na internet, levamos cerca de 3 segundos para decidir se vamos continuar lendo ou não.

Por isso, os conteúdos online precisam ser claros, usar negrito para destacar trechos importantes, ser dividido em parágrafos não muito longos e contar com intertítulos que ajudem o leitor a compreender rapidamente se aquilo que está escrito ali é o que ele busca.

3. Hiperlinks

Os hiperlinks são ótimos recursos para manter o leitor navegando por mais tempo no seu blog ou site, criando, assim, uma relação maior com a sua marca.

Para isso, é importante usar os links corretamente, aplicando sempre em palavras ou trechos relacionados com o conteúdo que está sendo linkado.

E aí, você já conhecia essas estratégias? Já usou alguma delas? Deixe o seu comentário!

Author: Bea